Lights Down Low

E pensar que cada fragmento capaz de refletir a luz pode ser transformado em imagem. É o que me conforta, sempre. Me perguntaram, certa feita, qual das funções do meu limitado corpo humano eu não escolheria perder. Na mesma hora, sem pestanejar respondi que seria a visão, sob a justificativa de que pensar na possibilidade de não poder registrar, mesmo que em pensamento uma imagem seria algo que me deixaria sem condições de possuir uma mente saudável.
Uma imagem pode desencadear uma série de processos interpretativos, um universo único a cada
par de olhos, que ao observarem podem produzir as mais variadas sensações visuais. O mesmo processo não estaria completo sem o resultado da tradução literal do que os olhos veem pelo cérebro. Milhares de histórias podem se transformar em imagens em uma mente e serem miméticamente reproduzidas mas nunca seriam suficientemente fiéis ao registro feito por nossa visão.
visite também www.flickr.com/photos/hugomartins

Da série Sub Foco Consciente

Paro no tempo quando começo a observar.
No último final de semana foi esta sensação que tomou conta da tarde do Domingo.
Agradeço pelo privilégio de poder parar o tempo e dedicar minha mente a captura de detalhes.
Me disseram que fotografar é um ato de caridade, acho que nunca havia pensado algo semelhante, porém faz todo sentido, pois poder proporcionar estímulo mental a partir o estímulo visual, muitas vezes trazendo algo bom para quem observa uma imagem, é algo que tem seu valor.
Esta imagem, da Bahia de Todos os Santos - Ba foi capturada do Forte São Marcelo, um dos cartões postais da Bahia.
visite também
www.flickr.com/photos/hugomartins

Memorial ao Holocausto | Berlin


A beleza está nos pequenos detalhes, assim como as boas atitudes estão nas pequenas ações, fazendo toda a diferença. Valorizo os pequenos detalhes, presto atenção em cada recorte do cotidiano, pois sei que ali está a busca da minha procura diária. Recorto e varolizo as imagens que me fazem expressar a beleza que enxergo, e assim crio minha própria concepção do belo, de dentro pra fora, inevitavelmente. Minhas imagens mentais chegam a ser instintivas, e a interferência com o externo me ajuda a buscar a melhor forma de expressá-las.

Avenida do contorno, Solar do Unhão, Mar

Primeiro veio o Sol, que reflete nestas águas exploradas pelos pioneiros que construiram as suas margens notáveis estruturas aprimoradas ao passar dos tempos em prol do progresso e da necessidade curiosa do ser humano em visualizar as belezas que hoje podem ser digitalizadas e mostradas num último, mas não menos importante registro fotográfico.
visite também www.flickr.com/photos/hugomartins

Salvador

Sempre penso no momento ideal pra sair de casa com a câmera e fotografar.
Não existe o momento ideal, os meus olhos estão sempre observando e em uma velocidade absurdamente maior do que eu possa contar.
No entanto no último Domingo, 19/04/2009 após esperar uma semana inteira o "momento ideal" para sair de casa com a câmera, decidi não mais esperar, e saí com ela em meio a um dia chuvoso.
No final da tarde a recompensa de toda a observação veio a tona nesta tradução visual da brutalidade das águas do mar em meio ao prenúncio de chuvas, porém não menos belo que um dia ensolarado, revelado esta bela imagem.