A Natureza e o Homem

A força da natureza é controlada, nosso descontrole é algo que realmente preocupa. Enriquecimento de urânio, energia nuclear com propósito muitas vezes econômico e político e tantos outros "benefícios" materiais desmedidos refletem o descontrole do ser humano.
Insistem em afirmar que a energia nuclear é produzida sob condições seguras, e mais uma vez o "natural" nos ensina que a segurança pode ser um conceito ilusório neste âmbito. A consciência é sempre uma forma viável de avaliação, porém, em que aspecto tem sido utilizada quando o objetivo principal está tendenciosamente voltado a questão material?

Em tese, um terremoto seguido de tsunami, não tem relação direta com a falta de bom senso do ser humano. São fenomenos naturais atemporais que podem a qualquer momento assolar nossa civilização. Porém, os esforços empregados para conter os perigos pós catástrofe demonstra o quanto estamos despreparados para conter uma catástrofe tecnológica e o quanto o crescimento tecnológico desmedido e visando interesses egoístas podem prejudicar o próprio homem.

O natural, a natureza, estava presente antes de nossa existência e subestimar essas forças é simplesmente desacreditar no poder da criação natural que de tempos em tempos transforma tudo a nosso redor.

O animal irracional, por instinto reconhece que deve se adaptar as condições naturais e o animal racional é prepotente o suficiente em tentar adaptar as condições naturais as suas necessidades que a cada dia se tornam mais egoístas e menos racionais.

A natureza é uma força que não pode ser controlada mas a natureza talvez não seja descontrolada. A Natureza talvez seja o maior exemplo de controle, levando em consideração a forma como as coisas naturais são exatamente o que precisam ser para funcionarem, pela forma como se auto regulam, pela forma como se adaptam umas as outras como exemplo o formato de uma folha em relação ao vento que contorna sua superfície sem que esta se "machuque".

O respeito a natureza, ao natural, talvez seja um aspecto a ser realmente cultivado, façamos como o natural, adaptemo nos uns aos outros e talvez encontraremos as respostas dos por quês catastróficos que nos assolam.

visite também www.flickr.com/photos/hugomartins

4 comentários:

  1. ...Pois, Huguetes, muito bom seu pensar!como sempre.
    Como uma imagem nos diz tantas coisas...O que é um arame farpado? Uma vedação, delimitação? uma segurança? Pra quem? E essa simples especie sendo delimitada[foto],ela é uma gota do rio do desciudo e desrespeito nosso com o meio ambiente.Que mundo é esse que não sabe dar valor as coisas naturais?! Onde e quando tudo foi perdido ou esquecido?!...mas, acho que se nos respeitassemos mais, aceitariamos e entenderiamos o próximo e a natureza sem tantos jugamentos.
    Bêêijos.

    ResponderExcluir
  2. muito bom!!!
    Adorei!!
    É muito interessante quando conseguimos fazer relação entre "coisas" q muitas vezes parecem tão diferentes isso é a "maturidade da reflexão" (se é que esse termo existe...).Na educação, costumamos dizer q quando um aluno consegue transpor aquilo que ensinamos p fora da sala de aula e relacionar com o mundo q vive, aí, sim, de fato aconteceu a aprendizagem.

    Bjs

    Débora Martins

    ResponderExcluir
  3. Boia
    Infelizmente o caminho para adquirir conteúdo crítico que as pessoas utilizam na escrita muitas vezes não é aprendido com base no ensino dentro das escolas, principalmente no ensino de base.

    ResponderExcluir
  4. Você tem toda razão. Infelizmente é isso mesmo que acontece.

    ResponderExcluir